SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 04/06/2014 - 12h34 | Redação

Manifesto pró 40 horas

Foi lançado hoje, dia 4, em Brasília, o manifesto “Pró 40 horas” que busca apoio para aprovação da PEC231/95 (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Congresso Nacional há 19 anos e que, se aprovada, reduzirá a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial, com o aumento do adicional de horas extras de 50% para 75%.

De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a jornada de 44 horas semanais adotada no Brasil é uma das mais extensas do mundo. O manifesto conta com total apoio da CUT e demais centrais sindicais, da Anamatra (Associação Nacional de Magistrados do Trabalho), do Ministério Público do Trabalho e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

A redução da jornada de trabalho traz inúmeras vantagens para o trabalhador e para o mercado. Dentre elas, a redução dos acidentes de trabalho, a redução do número de adoecimentos relativos ao trabalho, a melhoria do quadro geral de saúde do trabalhador, o incremento dos níveis de emprego e renda e inclusive o aumento da arrecadação tributária e previdenciária.