Mais de 200 pessoas participam do lançamento do livro
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida em alguma parte do mundo. Hoje existem estudos que ligam uma grande parte dessas mortes ao Assédio Moral sofrido no ambiente de trabalho. Um desses estudos foi lançado no Sindicato com o título: “Do Assédio Moral à Morte de Si – Significados Sociais do Suicídio no Trabalho”.
O lançamento foi realizado no dia 28 de abril (Dia em Memória das Vítimas de Acidente e Adoecimento no Trabalho), às 19 horas, na Sede do Sindicato e contou com a participação de mais de 200 pessoas, além de alguns dos autores. O livro foi escrito por 14 autores e organizado por três deles: Lourival Batista, coordenador da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Sindicato, doutora Margarida Barreto, médica do trabalho, e Nilson Berenchtein Netto, psicólogo.
Para Osvaldo Bezerra (Pipoka), coordenador da Secreta Secretaria de Administração e Finanças do Sindicato, “é um prazer e uma grande honra fazer parte do lançamento de um livro que conta com a participação da Margarida. Além de uma excelente profissional, ela é uma grande amiga e faz parte da história do nosso Sindicato”.
Lourival acredita que “esse livro é um grande trunfo. Conseguimos juntar profissionais qualificados para falar de um tema ainda pouco debatido, que é o suicídio no ambiente de trabalho. E ainda fazer com que ele seja lançado no Sindicato é muito importante, pois o leva para perto das pessoas que nos inspiram a continuar a caminhada, os trabalhadores”.
No lançamento, um dos autores, Ângelo Soares, ministrou uma palestra sobre o suicídio no trabalho. Ele falou aos presentes sobre os casos de suicídio no mundo inteiro, suas causas e efeitos. Na ocasião, os trabalhadores presentes se disseram satisfeitos com a palestra, pois com ela puderam esclarecer as dúvidas que tinham a respeito do assunto.