SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 04/11/2015 - 15h22 | Redação

Maioria da população desaprova medida de reforma educacional em São Paulo

59% dos entrevistados pela pesquisa DataFolha reprovam o novo plano educacional proposto pelo governador Geraldo Alckmin. Seis em cada dez entrevistados acreditam que a mudança trará mais prejuízos do que benefícios aos estudantes das escolas públicas.

 
A reforma propõe que alunos de uma mesma série sejam alocados em um mesmo prédio, o que inclui o ensino básico – anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º), fundamental e médio. As maiores críticas são de que isso levaria à uma precarização do ensino, com salas superlotadas. Outra preocupação é a distância que alguns alunos teriam de percorrer para estudar.
 
A gestão do governador declarou que a nova unidade estaria no máximo a 1,5 km de distância da antiga escola. Entretanto, uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo descobriu casos na zona norte da capital em que estudantes precisarão percorrer 2,5km a pé ou 3,3km de carro. A Secretaria de Estado da Educação declarou que verificaria as distâncias.
 
Durante os últimos dias houveram diversos protestos que pressionam o governo do estado contra o fechamento de escolas.  A reorganização prevê o fechamento de 94 unidades e a transferência de 311 mil alunos em 2016.