Má gestão tucana afeta periferias e região metropolitana
Promovido pelo Diretório Estadual e pela bancada do PT na Assembléia Legislativa, o Seminário “Transporte Público e Cidadania” que foi realizado em oito de maio de 2009, em São Paulo, contou com a participação do Setorial Estadual de Transportes e da Secretaria Estadual de Movimentos Sociais do PT.
O encontro faz parte da agenda de eventos que os setoriais do Diretório Estadual do PT realizaram até setembro. Segundo Edinho Silva, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, o objetivo é debater as reivindicações da população e formular um programa de governo com a participação das comunidades na elaboração de propostas para a melhoria de transportes, saúde, e outros serviços essenciais.
O evento também tem o objetivo de discutir medidas drásticas contra a má gestão do atual governador, de São Paulo, José Serra/ PSDB, que não dá a devida atenção ao transporte estadual “Enquanto o governo estadual não atende as demandas da população, discriminando municípios governados pelo PT, o governo federal investe em Metrô e no Rodoanel para favorecer a população paulista”, explicou o líder da bancada do PT, o deputado Rui Falcão.
O depoimento de um morador de Embu-Guaçu, município localizado a 35 quilômetros da capital, ilustra a má gestão da política de transportes no Estado. No município com mais de 70 mil habitantes, os ônibus só saem do ponto final se já estiverem com passageiros em pé. Quem pega trem, também enfrenta riscos constantes de acidentes por causa da superlotação e de detalhes da manutenção, como um enorme vão entre a plataforma e o trem. Um morador de Embu-Guaçu, por exemplo, precisa de quatro conduções para chegar ao Ibirapuera, região da Assembléia Legislativa.
“O Governo do Estado é omisso. Os ônibus são velhos e sucateados, pertencem a um único consórcio, que tem monopólio no município e não é sequer fiscalizado pela EMTU, e ainda falta integração com outros meios de transporte”, denunciou a presidente da Comissão de Usuários de Transportes de Embu-Guaçu, Meire Quadros.
Em Caieiras, município do Estado de São Paulo a situação não é diferente. Os moradores da região também enfrentam o caos do transporte público “Todos os dias enfrentamos problemas com o transporte direcionado aos bairros de Caieiras, chego a ficar uma hora no aguardo de um ônibus para voltar para casa. Levando em consideração o alto valor que pagamos pela passagem, maior que o valor cobrado na cidade de São Paulo, no mínimo deveria haver frota suficiente para atender a população”, critica a moradora, Janaina Jardim, que chegou até registrar uma reclamação ao jornal local.
O deputado Simão Pedro, que participou do debate sobre análise e propostas para o transporte público em São Paulo, denunciou este desmonte dos transportes públicos no Estado. “Houve tentativa de privatização até das bilheterias do Metrô, que o PT conseguiu impedir através de representação ao Ministério Público, mas este hábito de entregar a gestão à iniciativa privada continua na construção da Linha 4. Transporte é política pública por isso o PT luta para que o sistema seja estatal”, defendeu Simão Pedro.