SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/07/2011 - 16h16 | Redação

Livro sobre Assédio Moral é lançado no México

Dois meses após seu lançamento oficial, o livro “Do Assédio Moral à Morte de Si – Significados Sociais do Suicídio no Trabalho” será lançado no México, no I Congresso Iberoamericano sobre Perseguição no Trabalho e Institucional. Além disso, o livro já foi lançado em diversos locais como Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiás, Bauru, Diadema e agora também faz parte da bibliografia do curso para docentes de Educação e Trabalho da UBA (Universidade de Buenos Aires).


O livro faz parte do trabalho do Sindicato pelo fim do Assédio Moral. Trabalho que traz grandes conquistas, como trouxe para uma companheira da categoria (não apresentaremos o nome para preservar a identidade da trabalhadora). Ela viveu uma história conhecida por muitos trabalhadores. Durante seis anos sofreu com o assédio de um chefe: “Eu ouvia palavras ofensivas dele o dia inteiro, as pessoas que viam falavam com ele, mas não adiantava”.


A companheira conta que não era a única a sofrer o assédio dentro do ambiente de trabalho, mas seus companheiros achavam que denunciar não daria em nada. Além disso, acreditavam que deveriam passar por cima dessa situação, pois precisavam do salário que ganhavam ali.
 

Só em 2010, quando procurou a ajuda do Sindicato, é que a companheira resolveu entrar na justiça e buscar os seus direitos. Aqui no Sindicato ela foi ouvida pela Dra. Margarida Barreto, na época, médica do trabalho da entidade, que a aconselhou a buscar ajuda de um advogado. A companheira ganhou recentemente a ação e recebeu sua indenização. Para ela, essa conquista “é uma porta aberta para que outros busquem seus direitos, assim como eu fiz e saí vitoriosa”.