IndustriALL-Brasil nasce com foco na reindustrialização
A IndustriaALL-Brasil, lançada oficialmente na última terça-feira (17), nasce com foco na reindustrialização do país e na geração de emprego de qualidade.
Mais de 10 milhões de trabalhadores na indústria, da base de sindicatos filiados à CUT e a Força Sindical, contam a partir de agora com a entidade para defender os direitos trabalhistas e sociais e lutar pela reindustrialização.
Para Sergio Nobre, presidente da CUT, o lançamento da IndustriALL-Brasil é um marco na organização dos trabalhadores. “A IndustriALL-Brasil nasce de uma união inédita e com objetivos de recuperar e modernizar a indústria brasileira para os que constroem a riqueza do país, que são os trabalhadores”, disse Sérgio.
“A CUT e a Força Sindical têm a capacidade para construir, juntas, esta missão, mas será preciso envolver mais centrais e representações de trabalhadores para, de fato, representarmos os 18 milhões que têm na categoria a nível nacional, como aponta o Dieese”, completou o presidente da CUT.
São metalúrgicos, químicos, trabalhadores na construção civil, alimentação, energia e têxtil-vestuário, da CUT e Força, que formam o ramo da indústria, e estão se unindo para promover pesquisa, difundir conhecimento, elaborar, desenvolver e executar projetos, propor e articular medidas, inclusive legislativas, sobre novos modelos de políticas econômicas industriais e do trabalho.
A ideia central é fomentar e criar propostas e projetos de políticas para reindustrializar o país à luz das demandas da classe trabalhadora, com garantia de inovação e tecnologia com trabalho de qualidade e decente.
A entidade, que foi inspirada na IndustriALL Global Union, que representa 50 milhões de trabalhadores no mundo, terá parcerias com universidades, instituições cientificas e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).