SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 18/09/2018 - 12h07 | Redação

Mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes

Em agosto, 62,9 milhões de brasileiros não conseguiram pagar as contas e tiveram o nome negativado, uma alta de 3,63% em relação ao mês anterior. Esse foi o 11º mês consecutivo em que o índice apresentou alta.

O levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (Serasa) revela que 41% da população adulta brasileira têm contas em atraso e estão com restrições ao CPF, dificuldades para obter financiamentos ou fazer compras parceladas.

Em São Paulo, 20% das famílias estão endividadas. É o maior número de inadimplentes desde maio de 2012. Das famílias que estão no vermelho, metade já afirmou que não tem condições de pagar as contas que estão atrasadas no próximo mês.

Os principais vilões da inadimplência são a perda do emprego (37%), que chega a 38% nas classes C e D, a redução da renda (24%) e a falta de controle financeiro (12%).

Metodologia

A pesquisa ouviu 609 consumidores que possuem contas em atraso há mais de 90 dias em todas as capitais do país, de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais.

*Com informações da CUT