SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 17/04/2015 - 11h52 | Redação

Idec critica reajuste reivindicado pela Sabesp

A Sabesp apresentou no último dia 15 de abril pedido de reajuste de 22,7% nas contas de água, durante audiência pública organizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp).  Para o gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Carlos Thadeu de Oliveira, o pedido demonstra que a Sabesp  “está jogando no povo o custo da crise”.

A empresa já fez um reajuste de 6,49%, em vigor desde 27 de dezembro passado. E, segundo Oliveira, o máximo que a companhia poderia pedir seria a reposição da inflação do período entre abril do ano passado e março deste ano. Isso porque, segundo ele, o último reajuste só foi aplicado no fim do ano por razões políticas, mas era referente à inflação do período 2013-2014. “Esse valor estava autorizado desde abril. Mas a companhia o segurou claramente por conta da eleição. Seria normal que solicitasse agora a compensação da inflação do período 2014-2015”, explicou.

Se a Arsesp autorizar este valor, a tarifa básica atual, de R$ 35,82 para quem gasta até 10 mil litros por mês, irá para R$ 43,95.