Haddad dispara e aparece em segundo lugar na pesquisa Ibope
O candidato Fernando Haddad (PT) aparece com 19% das intenções de voto, na primeira pesquisa do Ibope realizada após o partido oficializar a substituição a candidatura do ex-presidente Lula.
Na pesquisa anterior, Haddad tinha apenas 8% dos votos e estava tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB). Em tempo recorde ele subiu 11 pontos percentuais e ultrapassou os adversários. Analistas apontam que ele ainda pode crescer muito, absorvendo boa parte das intenções de votos que eram inicialmente para o ex-presidente Lula.
O candidato conservador que representa a extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL), aparece com 28% das intenções de voto.
O cenário está bem polarizado e, se não houver nenhum fato novo até o primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, a disputa será entre Bolsonaro e Haddad.
Apesar de aparecer como líder nas intenções de votos, Bolsonaro também é muito rejeitado pelo eleitor. O Ibope apurou que 42% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 177 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos de cada resultado apurado. A pesquisa foi realizada entre 16 e 18 de setembro, poucos dias após o PT oficializar a troca de Lula por Haddad