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Postado em: 27/06/2014 - 15h00 | Redação

Governo lança site para receber reclamações

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, anunciou a criação de um novo site para receber reclamações e intermediar conflitos entre consumidores e fornecedores pela rede, que não deve substituir o PROCON, mas pode ajudar a acelerar a negociação de pequenos conflitos.

O canal de reclamações começa atendendo incialmente 11 Estados (incluindo Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro) e a partir de 1º de setembro terá cobertura nacional. As denúncias podem ser feitas pelo endereço www.consumidor.gov.br . São necessárias as informações pessoais do consumidor para registrar a queixa, mas elas serão mantidas em sigilo. As reclamações, no entanto,  serão públicas e formarão um ranking de avaliação das empresas.

Na avaliação do Governo Federal, o site deve agilizar os trabalhos dos 800 pontos de atendimentos dos Procons no recebimento de queixas que necessitam de medidas judiciais, e deve solucionar os pequenos problemas que não são levados adiante, já que um levantamento apontou que 62% dos entrevistados não costumam fazer reclamações de seus problemas nas relações de consumo.