SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 24/04/2009 - 16h14 |

Governo federal aprova a redução do IPI para a linha branca

A redução do IPI nos chamados produtos linha branca foi autorizada pelo Governo Federal, na última sexta-feira, 17 de abril. Por três meses o IPI ficará reduzido de 15% para 5% para as geladeiras; de cinco para 0% nos fogões, de 20% para 10% para máquinas de lavar e de 10% para 0% para os tanquinhos. O faturamento do dia de algumas lojas chegou a 22% a mais do que no mesmo dia do ano passado.

A redução, segundo o Ministro da Fazenda Guido Mantega, será repassada integralmente para o consumidor. “Minha expectativa ao reduzir o IPI da linha branca é que haja aumento da arrecadação de outros impostos devido ao aumento das vendas desses produtos”, afirmou. “Essa renúncia fiscal pode ter impacto momentâneo, mas, depois, será sucedida por aumento de arrecadação.

O Ministro afirmou também que, a exemplo dos acordos de redução tributária feitos com a indústria automobilística, de motocicletas e construção civil, haverá o compromisso de manutenção dos empregos da indústria e da rede varejista “a indústria e o varejo ligados a este setor empregam 600 mil trabalhadores” destacou.

Além da redução do IPI, o governo Lula lançará em breve um programa para substituição de geladeiras antigas. Isso se viabilizará por meio de crédito direto ao consumidor. “Vamos dar condições para que o consumidor possa adquirir uma geladeira nova que não emita gases poluentes”, explicou o Ministro.