SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 13/06/2012 - 15h31 | Redação

Fundação Butantan reconhece direitos dos trabalhadores

Desde 2010, quando foi acertado o enquadramento sindical da Fundação Butantan, os trabalhadores, junto com a direção do Sindicato dos Químicos de São Paulo, estiveram em permanente diálogo com a diretoria da Fundação Butantan com o objetivo de garantir o reconhecimento dos seus direitos, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Farmacêutico.

Foram muitas reuniões e assembleias em que Sindicato e trabalhadores tentaram um acordo com a direção da Fundação Butantan, mas a intransigência da diretoria sempre prevalecia. A situação levou a uma paralisação no dia 12 de março deste ano, na qual os trabalhadores exigiam que a direção atendesse as reivindicações. Após horas de paralisação, houve aceitação por parte da direção; no entanto, quando a Fundação entregou o acordo redigido, veio a surpresa. Pontos acordados em reunião foram alterados, inclusive chegaram ao absurdo de mudar cláusulas da Convenção Coletiva do Setor Farmacêutico.

O Sindicato se negou a assinar tal acordo, afinal, estaria vendendo os direitos dos trabalhadores. Para os diretores do Sindicato, estava claro que a então direção da Fundação Butantan, além de não reconhecer a Comissão de Trabalhadores legitimamente eleita pelos colegas, não reconhecia os direitos dos trabalhadores. Após denúncias, pressões realizadas pelo Sindicato e pelos trabalhadores, em fim a diretoria intransigente, ou seja, não queria reconhecer os direitos dos trabalhadores, foi destituída.

Uma nova equipe assumiu a direção da Fundação e com ela foram feitas cinco reuniões de negociação, que culminaram numa proposta de consenso que foi avaliada e aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em assembleia realizada em 6 de junho. Por conta da Fundação Butantan ter um caráter diferenciado das demais empresas da categoria, foi aprovado que os trabalhadores terão um Acordo Coletivo de Trabalho próprio, respeitando suas especificidades e garantindo seus direitos e conquistas.

Para a diretora do Sindicato Elaine Blefari, que acompanha os trabalhadores da Fundação, essa é uma vitória muito importante. “Estão de parabéns os trabalhadores da Fundação, valeu a união que os mantiveram juntos com a Comissão de Trabalhadores e com sua entidade de classe. É muito importante que todos se tornem sócios do Sindicato, pois assim nossa entidade será ainda mais forte para garantir o respeito aos nossos direitos e ampliação das conquistas”, destacou Elaine.