SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/05/2015 - 15h15 | Redação

Fundação Butantan está em greve

Os trabalhadores da Fundação Butantan entraram em greve hoje (8) por tempo indeterminado.  As práticas antissindicais da Fundação, que tenta impor um outro sindicato para representar os trabalhadores motivou a greve.

A Fundação está impondo o  Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de São Paulo) de forma  autoritária aos trabalhadores.  “O objetivo é retaliar direitos dos trabalhadores. O Sindicato dos Químicos tem uma das melhores convenções coletivas do País e, filiando  os  trabalhadores a um outro sindicato,  a Fundação tenta cortar direitos adquiridos”, salienta a diretora do Sindicato dos Químicos,  Elaine Blefari.

O Senalba não representa a atividade-fim da Fundação, que é a produção de imunobiológicos e essa medida vai contra a Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da liberdade e autonomia sindical.

Vacina contra a dengue

Cientes da epidemia de dengue que assola o país, trabalhadores e Sindicato estão de acordo que, se necessário, 30% do efetivo poderão trabalhar para o desenvolvimento da vacina.

Histórico

Os problemas na Fundação são recorrentes e a falta de diálogo e desrespeito à Convenção Coletiva é regra para os patrões. O enquadramento da Fundação junto ao Sindicato dos Químicos só ocorreu em 2010 após muita luta. Os trabalhadores estavam há anos sem receber dissídio coletivo e PLR e, em 2012, o Sindicato intermediou a negociação do pagamento retroativo dos últimos cinco anos, mas a Fundação novamente tentou burlar o acordo e os pagamentos. No ano passado o Sindicato fez novas denúncias, inclusive no Senado, com o apoio do Senador Eduardo Suplicy, sobre o desmonte da Fundação e a paralisação de produção de vacinas.