SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 24/02/2005 - 08h00 | Redação

Farmácia Solidária: Política social, sim. Politicagem não!

Medicamentos genéricos e farmácias populares são conquistas para sempre; já os remédios grátis não resistem mais que uma eleição.

Já no início dos anos de 1990 o sindicato dos químicos e plásticos de São Paulo, ao lado de parlamentares petistas, desenvolveram intensa luta para que os governos adotassem o medicamento genérico e outras medidas para garantir que a população de baixa renda tivesse acesso a remédios. Muitos dos tucanos de hoje já estavam no poder naquela época.

A batalha foi dura, mas a conquista foi assegurada. Os genéricos estão aí, contra a vontade de governantes da época e mesmo de empresários do setor farmacêutico. Também tornaram-se realidade as farmácias solidárias ou populares, cujo compromisso é a venda de remédios a preços bem mais em conta. Para surpresa geral, agora, os tucanos surgem distribuindo medicamentos em estações e praças públicas gratuitamente.

Se omitiram na luta pelo genérico e pela implantação das farmácias populares. Agora, justo em ano eleitoral, encontram uma fórmula mágica para distribuírem remédios de graça. É o tipo de politicagem de fôlego curto, mas que a população também deve aproveitar enquanto durar.