Faltou trabalho para 26 milhões de brasileiros
Faltou trabalho para 26,4 milhões de brasileiros em 2017, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) trimestral, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23).
Desse total, 12,3 milhões estavam desempregados e 6,5 milhões subocupados – pessoas que trabalharam menos de 40 horas por semana porque foram as únicas oportunidades no mercado de trabalho que encontraram.
A mesma pesquisa mostra que 4,3 milhões de trabalhadores estão desestimulados a procurar emprego. Precisam de trabalho, mas não procuraram nos últimos 30 dias porque desanimaram devido à falta de oportunidades no mercado.
Segundo o IBGE, este é o maior contingente de desalentados já registrado desde 2012, quando começou a série histórica feita do Instituto. No primeiro trimestre de 2012, esse número correspondia a 1,9 milhão de pessoas.
Os trabalhadores que não procuraram emprego nos últimos 30 dias não entram na estimativa do IBGE. Portanto, a taxa de desocupação é ainda