Falta de água já é realidade em São Paulo
Está faltando água em várias cidades do Estado de São Paulo. Embora a SABESP negue que esteja fazendo racionamento de água, muitos bairros da cidade de São Paulo tem o fornecimento interrompido durante a noite.
No Centro da cidade, bares e restaurantes relatam que têm trabalhado com a reserva da caixa. Moradores dos bairros mais afastados denunciam que desde abril deste ano, vêm sofrendo com a interrupção do fornecimento de água nas madrugadas.
Nas cidades de Vinhedo e Itu, o racionamento de água está acontecendo há pelo menos três meses. Em Valinhos, o fornecimento é suspenso entre 22h e 4h diariamente. Em Itu, nos bairros mais altos da cidade, moradores relatam que a água não chega em suas residências há semanas. A concessionária que administra o abastecimento está levando caminhões pipa para atender a população e a prioridade são escolas e hospitais.
O Sistema Cantareira que abastece São Paulo está operando com 21% da sua capacidade, considerando a reserva do volume morto, que está sendo utilizada desde maio deste ano numa obra de emergência realizada pelo Governo do Estado.
A crise da água já era conhecida das autoridades estaduais há muitos anos. Em 2004, quando a Sabesp renovou a outorga do Sistema Cantareira, estavam previstas a realização de diversas obras e a criação de um plano de emergência para as situações que estamos vivemos hoje. As obras não foram realizadas e o Ministério Público está a acompanhando o caso.