Expectativas positivas cercam posse de Obama nos EUA
Barack Obama tomou posse, em 20 de janeiro, da presidência da maior potência mundial. Em meio a homenagens e grande festa, Obama assumiu o compromisso de “renovar a promessa do sonho americano” e pediu união e dedicação ao país.
Mas o clima festivo durou pouco. Assim que assumiu, Obama tomou importantes decisões para combater a crise, não só econômica que se abate sobre o país, mas principalmente a crise de credibilidade provocada pela insanidade de George W. Bush. Particularmente no caso da guerra na Faixa de Gaza, há uma grande expectativa sobre os primeiros movimentos do novo presidente.
Outra medida importante e de impacto foi o pedido de cancelamento dos julgamentos dos presos em Guantánamo, presídio mantido pelos EUA, em Cuba. Para muitos observadores da política internacional norteamericana, o ato é uma demonstração da possibilidade de fechamento daquela prisão.
“Não tenho a pretensão de acreditar que superar estes obstáculos será fácil. Mas não se esqueçam de que o verdadeiro caráter de nossa nação se revela, não nos tempos de calma e comodidade, mas sim naquilo que fazemos quando os tempos são difíceis”, declarou Obama.
Para o presidente Lula, o governo Obama deve mudar o relacionamento dos EUA com a América Latina, “Os Estados Unidos, durante muito tempo, tiveram uma política equivocada com a América Latina”, criticou Lula.
Resta ao mundo esperar os resultados e torcer para que toda essa expectativa depositada no novo presidente americano se torne realidade.
Veja cobertura completa da posse de Barack Obama e comentários sobre suas primeiras decisões, na página da Agência Carta Maior:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15492