Ética Política E Estética Da Informação
Causa expectativa a crise por que passa o Brasil nos últimos seis meses, com uma onda de denúncias cujo interesse, mais do que informar, é mostrar para a população a política como coisa sem escrúpulo. E para isso setores dos meios de comunicação têm como alvo o PT e o governo LULA.
Na prática, querem fazer crer que político é tudo igual e que o povo deve se manter longe. Pretendem, com isso, destruir o sonho, fazer morrer a esperança, manipular corações e mentes com a falsa idéia de que este governo não deu certo e que o PT faz parte da vala comum dos demais partidos. Querem, ainda, fazer com que a população acredite que basta votar e esperar que os “politicos profissionais” resolvem o resto.
Já afirmamos em outras ocasiões que todo e qualquer erro e eventual desvio ético têm que ser rigorosamente apurado e comprovado para, em seguida, resultar nas necessárias punições. Mas o fato é que nada se comprova contra o PT e seus parlamentares, muito menos contra o governo LULA. Mas setores da mídia, já decretaram a condenação. É a lógica da “opinião publicada” para manipular a opinião pública, como muito bem definiu o ex-ministro José Dirceu.
Não têm fundamento algum as cassações de deputados do PT. As supostas denúncias são a expressão do desespero de partidos como PSDB e PFL que não suportam a realidade desses três anos de governo LULA em relação aos oito anos de FHC. Em qualquer área que se compare (educação, saúde, investimentos em infraestrutura para gerar empregos, dominuição da pobreza) esta gestão está bem melhor. Por isso antecipam a disputa eleitoral partindo para a baixaria para a mentira, tendo como porta-voz principal setores dos meios de comunicação. É lamentável!
A diretoria colegiada