SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 14/10/2008 - 18h37 |

Entupiu o sistema circulatório do capitalismo

A professora Maria da Conceição Tavares, 78 anos, é decana dos economistas brasileiros. É uma espécie de banco de reflexão de última instância, ao qual se socorrem economistas quando o horizonte do mercado exibe mais interrogações que cifrões.

Conhecida pela rara capacidade de equilibrar razão e paixão – não necessariamente nessa ordem -, costuradas em frases contundentes e metáforas esmagadoras sobre os desafios da economia e do desenvolvimento, Conceição falou à Carta Maior sobre a crise em curso no sistema capitalista.

“A questão central é que o crédito está congelado: entupiu o sistema circulatório do capitalismo. Sem crédito uma economia capitalista não funciona. Agora é torcer para que o entupimento não se transforme em trombose”.

“O Martin Wolf foi lento (NR: editor do Financial Times, conhecido pelas convicções neoliberais que, em artigo transcrito, dia 8 de outubro, pelos jornais brasileiros, pede um resgate estatal urgente, e amplo, do sistema bancário). Assim como ele, as autoridades norte-americanas também foram lentas. Demasiado lentas. Vão dizer que não sabiam o tamanho do estrago? Ignoravam a gravidade da bolha especulativa feita de hipotecas podres e derivativos, cuja soma vai além de US$ 6 trilhões, sem falar do resto? Como não sabiam? Eles são gente de Wall Street. São escolhidos entre os “piranhões” do mercado. Não podem dizer que não sabiam. O problema não é esse. O problema é que eles acreditam no mercado. Essa é a tragédia. Esperaram até o limite da irresponsabilidade para intervir. Aí perderam o controle e estão diante do pânico: ninguém empresta a ninguém, entupiu o sistema circulatório do capitalismo”.

Veja mais trechos da entrevista na página http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15281