Encontro de mulheres reúne centenas de trabalhadoras
As trabalhadoras químicas das regiões de Taboão da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu se reuniram no último domingo (15), para o encontro regional da Secretaria da Mulher Trabalhadora. Diante do cenário político que o País vive, a principal pauta do encontro foi a conjuntura política e as próximas investidas do governo Michel Temer (PMDB) que devem ter como principal alvo o ataque aos direitos dos trabalhadores.
A secretária da Mulher Trabalhadora, Célia Alves dos Passos, observou que o novo ministério escalado por Temer não tem nenhuma mulher e é bastante conservador. “Ele enxugou vários ministérios e acabou com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que foi integrada ao novo Ministério da Justiça e Cidadania; é claro que com isso as ações favoráveis às mulheres vão diminuir”, observou.
Célia lembrou ainda que no governo Dilma as mulheres conquistaram muitos avanços importantes, como a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que recebe denúncias de violência, e a Casa da Mulher Brasileira, que integra triagem, atendimento e serviços de apoio psicossocial, além de cuidado às crianças. Outra conquista importante para as mulheres foi a aprovação da lei que tipifica o feminicídio como homicídio qualificado. “Tivemos avanços importantes no último período e não podemos retroceder”, desabafou.