SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 07/12/2010 - 14h43 | Redação

Encontro das Trabalhadoras Químicas e Plásticas de São Paulo

Sexualidade, aborto, violência contra mulher, relações homoafetivas e participação política foram os temas que prenderam a atenção de 100 mulheres no Encontro das Trabalhadoras Químicas e Plásticas de São Paulo. A atividade ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, em Atibaia, no Hotel Gran Roca.

 
No primeiro dia do Encontro, o tema foi sexualidade. As participantes tiveram a oportunidade de conversar com Valéria Melki Busin, membro da ONG “Católicas pelo Direito de Decidir” e com Maria Isabel da Silva, diretora de Políticas Sociais da FETEC/SP.
 
No segundo dia, a deputada federal Janete Pietá (PT) falou sobre a participação política das mulheres e sobre a Lei Maria da Penha. As trabalhadoras receberam uma cartilha que continha a Lei e mais uma vez puderam tirar suas dúvidas.
 
Para Célia Passos, coordenadora da Secretaria de Gênero, a atividade superou todas as expectativas. “As companheiras participaram, fizeram perguntas, ouviram as opiniões umas das outras, riram, se divertiram, enfim, foi um grande aprendizado para todas nós.”
 
Elaine Blefari, também dirigente do Sindicato, acredita que “os temas debatidos esse ano deram para essas mulheres, além de conhecimento, uma força interna muito grande, porque aqui elas perceberam que não estão sozinhas, e juntas somos mais fortes”.
 
Para as participantes essas atividades são importantíssimas. Elas se sentem, sem dúvida nenhuma, fortalecidas não só como trabalhadoras, mas como mulheres.