Empresas têm recusado trabalhadores com o nome no Serasa e SPC
Trabalhadores com o nome nas listas do Serasa e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) têm encontrado algumas dificuldades para conseguir emprego. Muitas empresas excluem-nos depois de checar os bancos de dados das duas instituições. Essa prática não é ilegal, mas fere direitos constitucionais, como o da privacidade, e de acordo com procuradores do Trabalho, é objeto de dezenas de ações na Justiça.
Segundo a procuradora do Trabalho, Luciana de Guadalupe e Silva (em depoimento para o site oglobo.com), “o fato de ser inscrito no Serasa ou no SPC não significa que o trabalhador seja um devedor costumaz”. Além disso, ela reforça que o contrato de trabalho trata apenas da prestação de serviços. Ou seja, a vida pessoal do trabalhador não deve influenciar na sua escolha para o emprego, e sim a sua capacidade.
É preciso lembrar que o número do CPF não deve ser item obrigatório no preenchimento de fichas para candidatar-se a um emprego. Nem é necessário colocá-lo no seu currículo. Caso isso seja requisitado, você tem o direito de questionar.