Em três anos de Lula o Brasil cresceu mais que nos 12 anos de FHC
A pesquisa mostra mais ainda, que em dois anos o governo Lula avançou mais em matéria de redução da pobreza do que nos dois mandatos de FHC.
Foram várias as ações políticas colocadas em prática pelo Estado, que fogem à lógica dos governos anteriores. O governo Lula promoveu o incentivo à exportação, a diversificação dos investimentos feitos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), estimulou o microcrédito, ampliou os investimentos na agricultura familiar, abriu canais de negociação do governo com as centrais sindicais para se criar uma política de recuperação do salário mínimo.
Outra ação do governo que merece destaque é o Programa Bolsa Família, que atende mais de oito milhões de famílias, é considerado o maior programa de transferência de renda condicionada do mundo, além de permitir uma condição de vida mais digna aos brasileiros, o programa deu um impulso vertiginoso à economia do Nordeste, que apresentou taxas de crescimento até seis vezes maiores que a média nacional nos últimos seis meses.
Veja alguns dos indicadores que comprovam o crescimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros
* Em 2004 a miséria no Brasil caiu 8%
* Só em 2004 foram criados 1,5 milhão de empregos com carteira assinada
* Em 2005 o programa Bolsa família atendeu oito milhões de famílias, num total de 17 bilhões de reais
* Mais de 11 milhões de brasileiros passaram a ter saneamento ambiental (coleta de esgoto, água potável, luz elétrica, drenagem de águas fluviais e outros benefícios). Os investimentos chegaram a 6,1 milhões de reais.
* No nordeste entre 2003 e 2005 foram construídas 63 mil cisternas, que garantem água durante todo o ano para consumo no sertão.
* Para moradia em 2005 foram destinados 42,5% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no período FHC os investimentos na área não passaram de 20%.