SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/09/2014 - 15h17 | Redação

Economia de água em SP sobe, mas é inferior a junho

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou balanço nesta segunda-feira (8) que mostra que a adesão ao programa de bônus na Grande São Paulo voltou a subir em agosto, na comparação com julho, mas o volume de água economizado pela população ainda foi inferior ao registrado em junho, apesar do agravamento da crise de estiagem nos dois principais mananciais que abastecem a região.

Segundo a Sabesp, 76% dos clientes da Região Metropolitana diminuíram o consumo de água em agosto em relação à média dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, sendo que 51% atingiram a meta de 20% de redução e ganharam o desconto de 30% na conta. Por outro lado, 24% aumentaram o consumo. 

Em julho, durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, 74% reduziram o consumo de água, enquanto que 26% gastaram mais água entre os dias 12 de junho e 13 de julho (período de realização do evento).

Em relação ao volume de água economizado pela população, que tem impacto direto no nível das represas, a Sabesp informou que 3.900 litros por segundo deixaram de ser retirados dos mananciais em agosto, o que resulta numa economia de 10 bilhões de litros no mês. O índice é maior do que o registrado em julho, quando a redução foi de 2.400 litros por segundo, mas ainda ficou abaixo da economia de junho, de 3.925 litros por segundo.

Nesta segunda-feira, o nível do Sistema Cantareira registrou nova queda, de 0,1 ponto porcentual, atingindo 10,1% da capacidade.