SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 17/09/2018 - 21h04 | Redação

Direitos e igualdade é tema de encontro de mulheres

O encontro de mulheres da região de Taboão da Serra, realizado no dia 16 de setembro, na sede do Sindicato, debateu a situação da mulher no mercado de trabalho, o machismo ainda presente na sociedade e a plataforma das Mulheres da CUT para as eleições 2018: Nenhum direito a Menos, dentre inúmeros outros assuntos.

Após os debates iniciais as mulheres se dividiram em três grupos de trabalho para discutir a plataforma da CUT, que elenca as pautas prioritárias para as mulheres e que está sendo entregue a todos os candidatos à presidência.

Dentre as principais pautas das mulheres estão: igualdade e não discriminação no trabalho;  violência contra a mulher ; política de cuidados e responsabilidades domésticas e familiares compartilhadas e direitos sexuais e reprodutivos.

Aborto

No Brasil são feitos mais de 800 mil abortos clandestinos por ano. Os dados demonstram que a proibição do aborto não reduz sua prática e que as mulheres pobres, sem condições de pagar uma clínica particular são as principais vítimas das complicações decorrentes de um procedimento malsucedido.  “A decisão de fazer ou não o aborto deve ser da mulher e, com a legalização, o sistema de saúde poderá fazer o atendimento, como já ocorre em outros países”, explica Celia Alves dos Passos, secretária da Mulher do Sindicato.

A sindicalista avalia com preocupação o atual cenário eleitoral. “O candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, é sinônimo de retrocesso para a luta da mulher por igualdade de direitos”, diz.