SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 17/05/2016 - 15h16 | Redação

Dilma fala sobre apoio internacional contra o golpe

A presidenta Dilma Rousseff publicou uma nota ontem (16) por meio de sua assessoria, na qual aborda como a questão do impeachment está sendo vista por governos estrangeiros. O Ministério Interino de Relações Internacionais do País criticou governos que alegaram não reconhecer “o golpe parlamentar que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República”.  

A nota diz que “a reação de governos estrangeiros e de importantes setores da opinião pública mundial, entre eles o Secretário-Geral da OEA, expressa a indignação internacional diante da farsa jurídica aqui montada. Ao mesmo tempo, revela a preocupação de que essas práticas, travestidas de legalidade, possam se espalhar por outras partes do mundo, especialmente na América Latina, promovendo a desestabilização de governos legítimos e revertendo as grandes conquistas sociais e democráticas alcançadas nos últimos 15 anos”.

O texto também observa a inconstitucionalidade de um governo que não foi eleito. “Forças partidárias, como as que pretendem agora conduzir a política externa brasileira – tradicionalmente submissas às grandes potências – não têm autoridade política ou moral para invocar o princípio da soberania”, diz.