Dieese, organismo de assessoria econômica aos sindicatos completa 50 anos
Na década de 1950 os trabalhadores enfrentavam um sério problema nas negociações salariais, pois os empresários queriam reajustar os salários a partir dos dados apresentados pelo governo, que maquiava os números oficiais do custo de vida e da inflação. No dia-a-dia a situação era bem diferente. O custo de vida e a inflação aumentavam e os trabalhadores na base reclamavam dos resultados das negociações.
Naquela época quem negociava em nome dos trabalhadores era o Pacto de Unidade Intersindical de São Paulo que reunia 80 sindicatos. Os dirigentes sindicais desconfiavam dos números apresentados pelo governo e ratificados pelos empresários.
Foi então que, dia 22/12/1955, um grupo de 21 sindicatos se reuniu e criou o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Economicos) com objetivo de fornecer aos sindicatos instrumentos que lhes garantissem melhores condições na luta pela distribuição da renda nacional.
Os primeiros anos foram de construção e implantação do ICV (Índice de Custo de Vida). Como toda instituição o Dieese enfrentou alguns desafios para se impor e garantir que seu trabalho fosse aceito pelos trabalhadores e sindicalistas e ainda fosse respeitado pelos empresários que a todo custo tentaram desacreditar e atrapalhar os trabalhos da entidade. No entanto a persistência dos técnicos e sindicatos foi maior e o Dieese cresceu com novas adesões e foi reconhecido pela UNESCO, organismo das Nações Unidas. Hoje são 421 sindicatos filiados, distribuídos em 14 escritórios regionais espalhados pelo país.
Além das pesquisas sobre o custo de vida, o Dieese ampliou seu trabalho para pesquisas sobre emprego e desemprego e para a formação de sindicalistas, a fim de capacitá-los para a negociação coletiva, por exemplo.
Ao chegar aos 50 anos, o Dieese se mantém independente dos governos e em tempos de inflação sob controle municia os sindicatos com informações de qualidade que contribuem nos momentos de negociações.
Para comemorar os 50 anos desde importante organismo de assessoria aos sindicatos uma série de atividades estão programadas em todo o país até o dia 22/12/05. Em São Paulo aconteceu na Câmara Municipal, dia 16/11/05, por iniciativa dos vereadores Francisco Chagas e Ricardo Tripolli, ato solene em comemoração aos 50 anos do Dieese.