SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/03/2012 - 14h46 | Redação

Dia Mundial do Combate à LER/DORT

 

No dia 28 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial do Combate à LER/DORT, um problema cada vez mais comum no mundo do trabalho, inclusive no ramo químico. As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ocorrem em razão de esforço físico repetido e estão diretamente relacionadas à falta de Organização do Local de Trabalho.

O Sindicato é pioneiro na luta contra a LER/DORT e para que ela seja reconhecida como Doença do Trabalho. Depois de muitos anos de luta, o INSS passou a reconhecê-la, mas esse problema ainda está longe de ter uma solução. Segundo o médico dos trabalhadores que atua no Sindicato, Jefferson Benedito Pires, as empresas relutam em admitir que a lesão foi causada pelo trabalho e muitas vezes não emitem a notificação necessária, a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), piorando a situação do trabalhador, que continua exercendo sua função, agravando a lesão.

Segundo Lourival Batista Pereira, dirigente do Sindicato e coordenador da Secretaria de Saúde, na categoria, 50% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são LER/DORT. “A maioria dos casos se concentra nas mulheres do setor cosmético e farmacêutico, por trabalho repetitivo e nos homens do setor plástico por esforços físicos. Lutamos e exigimos seus direitos”, destaca Lourival.

O Sindicato fornece ajuda aos associados que estão com dificuldade em conseguir as notificações pela empresa, a CAT. Informe-se sobre esse importante serviço que sua entidade de classe oferece pelo telefone 3209.3811, ramal 216.