Dia 16 tem ato na Alesp em defesa dos serviços públicos
Dia 16 (quarta-feira), a partir das 15 horas, haverá manifestação em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na avenida Pedro Álvares Cabral, 201. A mobilização faz parte das ações organizadas pelo Comitê de Luta contra o PL 529, projeto de lei apresentado pelo governador João Doria (PSDB) que tramita em regime de urgência.
O PL 529 de Doria propõe a extinção de 10 autarquias, fundações e empresas públicas, usando a pandemia como desculpa, a pretexto de equilibrar as contas públicas. “É fundamental que a população seja alertada sobre os riscos que essa proposta do governo Doria traz, pois se aprovada resultará na retirada de diretos sociais e no acesso a serviços públicos em áreas essenciais, entre elas, moradia, saúde, educação e transportes”, afirma Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo.
O argumento de Doria é que a proposta pretende sanar um rombo de R$10,4 bilhões nas finanças do estado, mas, de acordo com Izzo, o interesse é privatista. “Ele fala deste suposto rombo, mas não conta para a população que houve um contigenciamento na casa dos R$ 7,7 bilhões, valor que o governo deixou de investir no combate aos impactos da pandemia de Covid-19 em São Paulo”, alerta.
Confira, abaixo, as entidades que constam no PL 529 de Doria:
Fundação para o Remédio Popular – Furp
Fundação Oncocentro de São Paulo – Fosp
Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo – CDHU
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. – EMTU-SP
Superintendência de Controle de Endemias – Sucen
Instituto de Medicina Social e de Criminologia – Imesc
Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp
Fundação Instituto de Terras do Estado de SP” – Itesp
Fundação Parque Zoológico
Instituto Florestal