SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 28/04/2016 - 15h56 | Redação

Deputadas protestam na Câmara contra votação de comissões

A Câmara aprovou ontem (27) a criação de duas comissões permanentes: Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. As comissões foram aprovadas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mas a maioria dos deputados na plenária eram contra sua criação.

Durante a sessão, deputadas fizeram um protesto, com cartazes contra Eduardo Cunha e em defesa das mulheres. Elas são contrárias às atribuições dadas à Comissão da Mulher, como a defesa do nascituro, o que vai contra a legalização do aborto.

“Quem sabe das necessidades e dos interesses das mulheres somos nós mulheres. Não aceitamos que nenhum homem nos substitua para dizer quais são os nossos direitos”, declarou Luiza Erundina, deputada do PSOL-SP.  “Essa comissão compromete conquistas históricas. Ela retira prerrogativas, esvazia a Secretaria da Mulher e a Procuradoria da Mulher, que temos como ferramenta de luta das mulheres brasileiras”, completou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), também criticou a criação das comissões. Ela diz que o intuito não é debater temas que dizem respeito às mulheres, como a violência e a desigualdade salarial, mas apenas para cumprir funções executivas.