Datafolha apura que maioria foi à ruas contra a corrupção
A principal motivação das pessoas que foram às ruas no dia 15 de março, segundo pesquisa do Datafolha, foi protestar contra a corrupção. Este motivo foi citado por quase metade dos entrevistados ouvidos pelo Instituto.
Dos 210 mil manifestantes que estiveram na Avenida Paulista, no domingo, segundo o Datafolha, 82% votaram no candidato tucano, Aécio Neves, 37% declararam simpatia pelo PSDB e 74% declararam que participavam de um protesto pela primeira vez.
O fim da corrupção também é uma bandeira da CUT e dos movimentos sociais que há muito tempo defendem a reforma política e o financiamento público de campanha, assuntos que também foram levantados na manifestação de 13 de março, organizada pela CUT. “Todos nós queremos a apuração dos escândalos e a punição dos corruptos. A diferença é que existe uma ala da sociedade que não votou na presidenta Dilma Rousseff que quer tentar desestabilizar o governo. Os números do Datafolha mostram claramente que a manifestação de domingo foi organizada pelos eleitores do PSDB”, avalia Osvaldo Bezerra, coordenador-geral do Sindicato.