CUT anuncia novas manifestações para 13 de agosto
A CUT, junto com as demais centrais sindicais e os movimentos sociais, anunciaram hoje, um novo calendário de manifestações em defesa de uma aposentadoria digna.
O dia 13 de agosto ficou definido como o Dia Nacional de Mobilizações, Assembleias, Paralisações e Greves.
A data já tinha sido escolhida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e pela UNE que também estarão mobilizados em defesa da educação. “O 13 de agosto é a continuidade da luta do movimento sindical contra este projeto que foi aprovado na Câmara. Com a luta a gente conseguiu amenizar a proposta, mas a reforma ainda tem pontos muito ruins para os trabalhadores e será com mais luta que vamos conseguir sair vitoriosos”, disse o Secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre.
Na votação no segundo turno não poderá ser feita alterações no texto já aprovado na sexta-feira (12), mas pode ter pedidos de destaques para tirar itens do texto.
Para ser aprovada, a reforma da Previdência precisa de 308 votos em dois turnos de votação na Câmara e, depois, ser analisada pelo Senado Federal. O processo pode demorar em torno de 15 dias. Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ ), seguirá para o plenário do Senado, onde poderá tramitar até 60 dias até ser aprovado ou não o texto. Se os senadores mudarem alguma coisa, o texto volta para a Câmara dos Deputados para ser votado novamente.