CUT: 22 anos de luta por um Brasil melhor
Em 1981, em plena retomada das mobilizações e lutas dos trabalhadores, aconteceu o histórico 1º Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), em Praia Grande. Dois anos depois, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) foi fundada por sindicalistas como Lula, Olivio Dutra, Francisco Chagas, Domingos Galante e outras lideranças sindicais.
Aos 22 anos a CUT se consolida como uma das maiores centrais sindicais do mundo, reafirma sua identidade com as lutas históricas dos trabalhadores e confirma aliança com os movimentos sociais pela construção de um Brasil melhor para todos. E coloca-se em defesa do governo Lula, contra os ataques da direita e dos meios de comunicação, defendendo completa apuração das denuncias e punição dos envolvidos.
A Central, no entanto, mantém sua liberdade e autonomia para criticar, por exemplo, a alta taxa de juros, que impede um maior crescimento da economia, e garante a defesa das ações acertadas do governo, como o crescimento da econo-mia, geração de emprego, aumento da renda dos trabalhadores e fim das privatizações que no governo Fernando Henrique Cardoso entregou o país para a iniciativa privada e ao capital internacional.