SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 02/07/2015 - 11h10 | Redação

Cunha manobra e aprova redução da maioridade penal

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), conseguiu reverter a decisão sobre a redução da maioridade penal na madurada desta quinta-feira (2). Na primeira votação o tema foi rejeitado, mas ele colocou o assunto em votação novamente e aprovou,  com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro e latrocínio).

A manobra indignou vários parlamentares que acusaram Cunha de golpista e antidemocrático.   As bancadas do PT, PDT, Psol, PSB e PCdoB lançaram mão de instrumentos de obstrução para impedir a votação da proposta e criticaram a nova votação. Os deputados deixaram claro que vão recorrer ao Judiciário, mais uma vez, contra a emenda. Para Alessandro Molon (PT-SP), que rebateu o presidente, “qualquer um que vença vossa excelência vence por, no máximo, uma noite”. Porque se encerra a sessão e vossa excelência passa a madrugada articulando a derrota da proposta vencedora”, acusou.

O que mais foi citado pelos deputados foi uma comparação com a mesma estratégia usada durante a votação da reforma política, quando numa noite o plenário votou contra o financiamento privado de campanhas e no dia seguinte, após articulação semelhante do grupo de Cunha, a votação foi revertida e o financiamento privado, aprovado.

*Com informações da Rede Brasil Atual