Crescem denúncias de agressões contra as mulheres
O número de denúncias de agressões contra as mulheres aumentou 40% no Brasil em 2014. Os dados foram divulgados oficialmente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal, durante a inauguração da primeira Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (MS) no início do mês.
Na opinião da secretaria da Mulher do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Elizabete Maria da Silva, a Bete, as mulheres hoje estão mais informadas sobre seus direitos e denunciam mais, graças as inúmeras campanhas que o governo federal tem realizado. “Ainda assim, sabemos que os números não refletem a realidade, pois muitas mulheres ainda temem denunciar os agressores”, diz.
Exclusivamente pelo Ligue 180, serviço telefônico de denúncias de agressões contra mulheres, 485 mil atendimentos foram realizados no ano passado, dos quais 52.962 envolveram denúncias de agressão, apontadas como física, psicológica, moral e sexual. O Ligue 180 não é apenas um canal de denúncia, agora por meio deste sistema as queixas são conduzidas às autoridades competentes.