SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 14/05/2014 - 09h54 | Redação

Cresce oferta de emprego no interior

O emprego segue crescendo no Brasil, porém, pela primeira vez, o interior superou as regiões metropolitanas do país no crescimento da oferta de vagas formais. Segundo a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Patrícia Palatieri, em 2013, o interior registrou um crescimento de 12% em relação a 2012 – números que até podem ser maiores, pois os empregos públicos são desconsiderados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os empregadores, quatro setores se destacaram no interior: indústria, construção, comércio e serviços – atestando um deslocamento do eixo nacional de desenvolvimento, deixando as capitais.

O Dieese considera a melhoria da qualidade de vida nas cidades interioranas como fator preponderante para esse movimento, incentivado, sobretudo, pelas políticas públicas do governo federal, como a valorização do salário mínimo, que ajudou a impulsionar o fenômeno. Da mesma forma, programas de infraestrutura – como Minha Casa, Minha Vida – criaram condições para o desenvolvimento da região. Os incentivos fiscais também são importantes para gerar a transferência de empresas.

Sob a ótica do trabalhador, uma melhor qualidade de vida no interior – distante de problemas ocasionados pelas grandes concentrações populacionais presentes nas metrópoles, como o trânsito – é um grande atrativo. “Não é à toa que a pauta das centrais sindicais inclui a redução de jornada. Justamente por conta do tempo que o trabalhador perde nos seus deslocamentos é que precisamos de uma jornada menor”, defende Palatieri.