CPI da merenda enfrenta descrença de alunos
Na semana passada aconteceu a primeira reunião da CPI sobre denúncias de desvio de dinheiro da merenda escolar em São Paulo. A comissão tem sido alvo de críticas por parte de alunos das escolas públicas, que veem com desconfiança o trabalho de investigação.
A CPI da merenda é composta por maioria da base aliada do governo (PSDB) na Assembleia Legislativa. Os deputados elegeram Marcos Zerbini para a presidência da comissão e Adilson Rossi para vice, deixando de fora o único deputado de oposição, Alencar Santana Braga (PT).
Estudantes protestaram já na primeira reunião, contra a decisão de Zerbini de marcar uma reunião fechada para a escolha do relator da comissão e planejamento do cronograma de atividades.
Os deputados da CPI também estão sendo criticados por tentaram acobertar o governo estadual e o presidente da Assembleia, Fernando Capez, em um desvio do foco das investigações. “O tom foi dado. Maioria arrasadora contra um. Vai ser uma grande enrolação. Não vão fazer a portas fechadas, porque foram pressionados. Mas vai ser isso: chega, senta, finge que faz, cumpre a agenda e vai embora”, disse Bebel, presidenta da Apeoesp.