Começa hoje a CPI para investigar o Metrô de São Paulo
Está marcada para ter início na tarde de hoje (6) a CPI Mista (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades do Metrô de São Paulo. A CPI é composta por senadores e deputados federais e o objetivo é apurar denúncias de formação de cartel, corrupção de autoridades e outros ilícitos nos contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs em gestões tucanas em São Paulo.
O Senador Eduardo Suplicy foi nomeado Presidente da CPI Mista por ser o membro mais velho da comissão. A investigação será conduzida por 13 senadores e 14 deputados. O pedido para a criação da comissão foi apresentado no mês de maio. O prazo previsto para as averiguações é de 120 dias.
O Metrô de São Paulo é alvo de denúncias de ilícitos há muitos anos, mas a Assembléia Legislativa do Estado, que deveria apurar as irregularidades, não consegue aprovar a criação de CPI’s contra o governo Alckmin. O último escândalo envolvendo a companhia foi o caso que ficou conhecido como “Propinoduto Tucano” de fraude de licitações de aquisição de trens do Metrô e da CPTM. O Ministério Público do Estado conseguiu provas vindas da Suiça que provam o pagamento de propina a funcionário do alto escalão do Governo Estadual.