SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 17/10/2007 - 10h14 | Redação

cinco de novembro, dia do químico

A iniciativa da criação do dia do químico foi do vereador Francisco Chagas, PT da capital e diretor deste sindicato. A história de luta da categoria é que motivou esta iniciativa do vereador, que participou de boa parte desses momentos. O dia cinco de novembro, em 1985, marcou o início de uma greve geral da categoria, cujo resultado, além de importantes conquistas, consagrou o ramo químico como uma das mais fortes categorias profissionais na capital.

Ao longo da história recente a categoria protagonizou importantes lutas e conquistas, como o debate e a conquista do medicamento genérico, a convenção específica para questões relacionadas à segurança no trabalho. Mais recentemente a convenção coletiva que garante capacitação e trabalho para pessoas com deficiência, no setor farmacêutico.

Os trabalhadores do ramo químico participaram de todas as mobilizações nacionais de interesse do trabalhador e da sociedade em geral, como a constituinte de 1988. Os trabalhadores do ramo químico têm seu dia porque têm história.