Cientista político destaca realidade da luta de classes no Brasil
O cientista político André Singer esteve ontem (13) em um debate promovido pela Associação dos Docentes da USP (Adusp). Na ocasião, ele comentou a respeito do ataque ao governo Dilma, que caracterizou como uma luta de classes. “O capital no Brasil parece que não consegue conviver com uma alternativa popular competitiva”, disse.
Para ele, o impeachment não é apenas uma tentativa de derrubar o governo, mas um desejo de derrubar a política popular no Brasil. “Se você desmantela a alternativa popular, ela vai demorar mais dez, vinte anos para se reconstruir. Talvez seja isso que esteja em jogo. Se for isso, estamos não no fim, mas no começo de um novo processo de luta de classes selvagem”, disse.
Armando Boito, professor da Unicamp, também esteve presento no debate e comentou a respeito do caráter do governo petista, que segue uma linha que chamou de desenvolvimentista. Ele lembrou que os movimentos sociais não apoiam os neoliberais, porque sabem que não terão espaço nesse tipo de governo. Singer reforçou que o PT trouxe grandes mudanças para o País, por meio de programas sociais como o Bolsa Família e o ProUni.