SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 10/05/2006 - 14h33 | Redação

Central Única dos Trabalhadores: CUT Estadual realiza 11º Congresso

CUT/SP realiza de 10 a 13/05, o 11º CECUT (Congresso Estadual da CUT paulista), em Santos. Participam do Congresso mais de 900 delegados e delegadas de 330 sindicatos filiados dos setores público e privado, que representam 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Estado de São Paulo.

Foram convidadas diversas autoridades políticas e representantes dos partidos políticos PT, PCdoB, PSOL, PSB e PPS, da centrais sindicais e parlamentares e membros de cargos executivos, o prefeito de Santos, o delegado da DRT/SP, Márcio Chaves.

O Congresso é o fórum mais importante da Central porque além de eleger a nova diretoria para o triênio 2006/2009, aprovará um plano de ações e lutas que terá as principais bandeiras da entidade em defesa dos direitos dos trabalhadores serão implementadas pela nova gestão em todo o Estado. As propostas serão apresentadas aos governos municipais, estadual e federal.

Em grupos que contarão com a participação de entidades dos movimentos sociais os congressistas tratarão questões específicas de interesse dos trabalhadores. “Queremos garantir uma melhor participação das nossas bases tanto na construção das nossas teses quanto na defesa e compromisso”, destaca Edílson de Paula, presidente da CUT/SP.

Na pauta além de uma análise da atual conjuntura, os congressistas irão elaborar um plano de ação para atuação da entidade no próximo período, em especial no segundo semestre em que acontecerão eleições para governador de estado e presidente da república, deputados estaduais e federais e, senadores.

No 11º CECUT a Comissão Estadual da Mulher Trabalhadora será transformada em Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora. Essa conquista foi aprovada no 8º Congresso nacional da CUT, em 2003.