SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 25/08/2015 - 13h46 | Rede Brasil Atual

Cecut deve discutir política de ajusts fiscais

A CUT de São Paulo iniciou hoje (25) a 14ª edição de seu congresso estadual, o Cecut, e para o analista político, Paulo Vannuchi, o principal tema dos debates será a política de ajustes fiscais comandada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ele é enfático ao afirmar que “a CUT deve exigir a derrubada do Levy, há um consenso de que tem de trocar”.

Vannuchi diz ainda que o Cecut paulista pode ter um papel fundamental contra o golpismo – que perdeu parte do espaço que já teve na mídia e no anseio dos setores conservadores da sociedade, mas que ainda pode ser considerado “preocupante”, sobretudo por causa da conjuntura econômica e social.

“A tentativa golpista vai ter alguma chance se a situação econômica e do emprego seguir na rota de piora, e faz muito tempo que não se anuncia com clareza quando será retomado o crescimento, o emprego, os programas de crédito. Entretanto, Dilma tem promovido uma reviravolta, sacudindo aquela paralisia dos últimos meses, e se ela seguir no ritmo das últimas semanas, como o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), a participação na Marcha das Margaridas, o diálogo social com os movimentos populares. Tudo isso mostra a possibilidade de mudanças.”

O congresso terá como tema “Por um projeto popular para mudar São Paulo” e reunirá cerca de 800 delegados, na cidade de Águas de Lindoia, para debater, elaborar e aprovar um plano estratégico de ação. Durante o congresso também será eleita a nova direção estadual da CUT e definidos o plano de lutas e as estratégias para o período 2015-2019.

Encerrados os congressos estaduais, a central realizará seu congresso nacional, de 13 a 17 de outubro, em São Paulo.

Para ouvir o comentário completo de Paulo Vannuchi, clique aqui.