Cantareira está cada dia mais seco
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) comunicou no último final de semana que o nível de água do Sistema Cantareira chegou a 8,1% da sua capacidade.
O nível do reservatório atingiu no sábado, o mesmo índice de maio quando a companhia decidiu captar a água do volume morto do Sistema para garantir o abastecimento. No domingo a quantidade de água dos reservatórios do Sistema Cantareira continuou caindo.
O índice pluviométrico de setembro deste ano (39,1 mm) está muito abaixo do que é registrado para o mês neste período (91,9 mm). A Companhia não declarou racionamento oficial, bem como não apresentou um plano de combate ao desabastecimento, colocando a carga desse momento crítico apenas na questão climática.
A Sabesp também divulgou, por meio do site oficial, o nível de água de outros reservatórios. O Sistema Alto Tietê está com 12,6%; o Sistema Gurapiranga está com 53,4%; o Sistema Alto Cotia está com 35,4%; o Sistema Rio Grande está com 77,7% e o Sistema Rio Claro está com 65,5%. Os dados são atualizados diariamente.