Campanha reivindicatória 2007/2008: agora, negociação e luta
O caminho até agora percorrido foi de intensa mobilização das bases da categoria. A direção do Sindicato e as equipes de sindicalização e mobilização acompanharam os trabalhadores e trabalhadoras nas portarias das empresas. Num primeiro momento apresentaram a proposta de pauta e convocaram para as plenárias regionais, em seguida a convocação foi para a assembléia que definiu a pauta.
Agora toda atenção da categoria se volta para o calendário de negociações, entre o Sindicato dos trabalhadores, junto com a Fetquim/CUT, de um lado, e o sindicato patronal de outro. As rodadas de 16 e 18 de outubro acontecem às 9h; já as rodadas de 24 e 31 de outubro acontecem no período da tarde, às 14h. Nesses quatro encontros serão debatidos os itens da pauta de reivindicações encaminhada no início de outubro.
A FETquim/CUT coordena a campanha reivindicatória deste ano. A entidade reúne os Sindicatos: químicos e plásticos de São Paulo e região, químicos do ABC e químicos Unificados de Campinas, Vinhedo e Osasco.
A pauta unificada do ramo químico cutista contém as propostas aprovadas em todos os Sindicatos que participam FETquim/CUT, para garantir essas conquistas a continuidade da participação da categoria é fundamental
Principais reivindicações
1. Reajuste salarial: a reposição da inflação mais 5% de aumento real
2. Contratação direta de trabalhadores: trabalho igual, direitos iguais
3. Redução da jornada e sábados livres
4. Saúde e segurança no trabalho, fim do assédio moral
5. Estabilidade para o acidentado
6. Igualdade de oportunidades para mulheres e homens
7. Garantia de OLT (Organização no Local de trabalho)
8. PLR