Câmara aprova fim da cobrança das sacolas plásticas
Na última semana, a Câmara dos Vereadores de São Paulo colocou em votação a proposta de um projeto substitutivo que acaba com a cobrança pelas sacolas plásticas nos supermercados da cidade. A votação ainda é em primeira instância e deve passar por uma outra sessão, mas é fruto das intensas mobilizações que vêm sendo organizadas pelo nosso Sindicato.
O Sindicato liderou dois protestos em frente ao Procon São Paulo, na Barra Funda. Também realizou um protesto, em junho, em frente à prefeitura de São Paulo, com o objetivo de sensibilizar o prefeito. No mesmo dia foi apresentada uma proposta substitutiva que coloca um ponto final na questão da cobrança das sacolas plásticas.
Nas próximas semanas, os trabalhadores do setor plástico voltam a se reunir em frente à prefeitura, e também está agendada uma mobilização com distribuição de sacolas plásticas em uma grande rede de supermercados da cidade.
De acordo com o coordenador geral do Sindicato, Osvaldo Bezerra, o objetivo é pressionar os vereadores para que votem pelo retorno das sacolas gratuitas aos consumidores. “Já estão ocorrendo demissões no setor e muitas empresas estão com as máquinas paradas e dando férias coletivas, devido à redução da produção de sacolas. A cobrança da sacola, além de abusiva, desestimula o consumidor a levar a sacola plástica para casa e a se engajar no projeto de reciclagem criado pela prefeitura”, avalia o sindicalista.