SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/05/2020 - 14h06 | Redação

Brasil é o sexto país com mais mortes por Covid-19

O Brasil registra mais de 135 mil casos de Covid-19 e mais de 9 mil mortes. Já é o sexto país com mais vítimas fatais da doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins (EUA). Os cinco primeiros países com mais óbitos são EUA (72.617), Reino Unido (30.150), Itália (29.684), Espanha (25.613) e França (25.538).

O avanço do contágio pressiona o sistema de saúde de vários estados. Pelo menos quatro deles já têm mais de 90% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pacientes mais graves ocupados.

Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Roraima são os estados que estão em situação de alerta máximo devido a falta de vagas em suas UTIs.

No Maranhão, no Pará, no Ceará e no Rio de Janeiro o lockdown já é uma realidade.

Na cidade de São Paulo, epicentro da pandemia, a prefeitura anunciou um esquema de rodízio restritivo a partir de segunda-feira (11).

Os carros com placas de final par só poderão rodar em dias pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida vale para toda a cidade, durante 24 horas, inclusive sábados e domingos.

São Paulo deve caminhar para um lockdown em breve. Especialistas são unânimes em afirmar que o distanciamento social é a única forma de evitar o contágio e conter a propagação do vírus.

Na contramão de tudo que as autoridades da saúde recomendam, o governo Bolsonaro continua com seus passeios imprudentes por Brasília e incitando a população a voltar ao trabalho. “Vivemos um total desgoverno que coloca nossas vidas em risco. Não há uma ação deste governo para conter a pandemia e amparar os trabalhadores, os desempregados e os informais”, avalia Hélio Rodrigues, coordenador-geral do Sindicato.