SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 29/09/2020 - 17h49 | Redação

Bolsonaro erra ao não manter política de valorização do salário mínimo

Na avalição do economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Daniel Ferrer de Almeida, o governo Bolsonaro erra feio ao não manter a politica de valorização do salário mínimo.  Segundo Almeida, esse é um dos motivos pelos quais a crise econômica do país vai se aprofundar.

Para ele, os oito anos do governo do ex-presidente Lula (2002 a 2010) foram exemplares neste quesito. “Além de promover o consumo interno com a Política de Valorização do Salário Mínimo, que Bolsonaro acabou, nos governos Lula havia crédito, uma política de investimento em infraestrutura e toda uma política nacional de desenvolvimento estratégico integrando todos os setores”, recorda o economista do Dieese.

Segundo Daniel, o governo Bolsonaro caminha no sentido oposto ao  não valorizar o salário mínimo e ao limitar o valor do auxílio emergencial em R$ 300,00 e diminuir o número de beneficiados. “Sem política de valorização do salário mínimo não tem emprego, sem uma politica social do governo não tem consumo interno.  Somente exportar soja, laranja e minério para a China não resolve a situação do brasileiro”, critica Almeida.