Bolsonaro aumenta óleo diesel em 8,87%
Nesta segunda-feira (9) a Petrobras anunciou mais um aumento no preço do óleo diesel (8,87%) nas refinarias, o que elevará para cerca de R$ 5,00 o litro do diesel nos postos. O reajuste passa a valer a partir de hoje (10).
O governo Bolsonaro continua permitindo o reajuste dos derivados de petróleo atrelado ao mercado internacional, ao dólar e aos custos de importação, enquanto mente para o povo brasileiro como se não fosse responsável pelos aumentos nos preços dos combustíveis, diz o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, em texto e vídeo publicados no site da entidade.
“Na maior cara de pau, ele se diz ‘indignado’ com a alta dos preços praticados pela gestão da Petrobrás, que, apesar de ser uma empresa de economia mista, tem o controle acionário do Estado brasileiro. Ou seja, quem decide os rumos da Petrobras é o Presidente da República”, acrescenta o dirigente.
De acordo com Deyvid, entre janeiro de 2019, quando Bolsonaro assumiu o governo, e 9 de maio deste ano, “houve aumento nas refinarias, de 155,8% na gasolina, 165,6% no diesel e 119,1% no GLP, levando o preço médio do botijão de gás de 13 quilos para acima de R$ 120,00″, disse.
“O novo aumento do diesel anunciado nesta segunda-feira (9) é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”, complementou.
Confira aqui a íntegra da nota.