Bandeiras de Luta
Os trabalhadores em toda a história do capitalismo têm perseguido a Redução da Jornada de Trabalho como uma importante bandeira de luta, entre tantas outras. A nossa Central Sindical (CUT) elegeu esse tema como prioridade e nos últimos anos tem mobilizado trabalhadores de todos os setores para alcançar êxito nessa luta.
No Congresso as coisas não andam tão fáceis, os representantes do empresariado fazem o impossível para impedir que os trabalhadores consigam mais esse direito. Principalmente, num ano eleitoral esse tema se torna tabu, mas divide quem é quem. Quem está a favor da Redução da Jornada para 40 horas está do lado do trabalhador. Quem está contra a Redução é contra o trabalhador. Simples assim!
Na verdade, 40 horas semanais é muito tempo. Mas é assim que avançamos. A história mostra que a Redução da Jornada de Trabalho é necessária. E de tempos em tempos reduzimos a jornada. Essa bandeira de luta precisa ser atualizada constantemente e, por isso, a luta não tem fim.
Alguns trabalhadores já praticam 40 horas, como é o caso dos nossos companheiros do Setor Farmacêutico, inclusive já é tempo de pensarmos na próxima redução. Outros companheiros praticam jornadas menores ainda. Agora é a vez de ampliarmos esse direito para mais e mais trabalhadores.
Junto com a Redução da Jornada, outros temas como o aumento do valor da hora extra e os sábados livres são discutidos. Essas medidas, quando aprovadas, trarão significativos avanços aos trabalhadores, seja com mais tempo para o lazer, seja com a geração de empregos. Mas para termos sucesso precisamos da participação de todos. Mobilizem-se!