SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 29/07/2014 - 16h13 | Redação

Bancários repudiam Santander

Os bancários reunidos na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em Atibaia (SP), no último domingo (27) aprovaram por unanimidade uma moção de repúdio ao Santander, em resposta à carta enviada no mês de julho aos clientes de alta renda (Select), contra a reeleição do governo Dilma Rousseff.

Para o Presidente da CONTRAF-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) a atitude do Banco revela um “profundo desrespeito com o Brasil e aos brasileiros”. Segundo informações da CONTRAF-CUT, os bancários do Santander, em todo o País, decidiram realizar nos próximos dias um dia de luta contra o “terrorismo do banco”. A Confederação  irá entrar com uma representação na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem entre suas signatárias a Espanha, onde está sediado o Santander.

 

LEIA A ÍNTEGRA DA MOÇÃO:

MOÇÃO DE REPÚDIO AO BANCO SANTANDER

Os delegados reunidos na 16ª Conferência Nacional dos Bancários repudiam a postura do banco Santander Brasil ao enviar comunicado a clientes de renda alta, no qual afirma haver “quebra de confiança e pessimismo crescente em relação ao Brasil”, e que se a presidenta Dilma Rousseff “se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia”.

Consideramos o gesto do banco irresponsável, não só com a economia, mas com a democracia brasileira. Uma instituição desse porte não pode, ainda que tenha preferência eleitoral, praticar especulação, agredir a imagem do país e pôr em dúvida a nossa estabilidade. Vivemos uma situação de cenário mundial complicado, mas com crescimento sustentável, inflação controlada, juros estáveis, geração de empregos e elevação da renda.

É inaceitável essa ingerência do banco espanhol tentando influenciar a disputa eleitoral contra a vontade soberana do povo que irá às urnas em 5 de outubro.

Delegados e delegadas presentes à 16ª Conferência Nacional dos Bancários